7 dicas para criar uma criança que adora ler



Já o velho ditado diz que “é de pequenino que se torce o pepino” e muitas das coisas que as crianças aprendem ainda novas, ficarão com elas para sempre. A leitura pode ser uma dessas coisas com as quais as crianças contactam ainda pequenas e passa a ser um prazer que as acompanha ao longo de toda a vida. Para além de ser um passatempo maravilhoso, que potencia o vocabulário de uma criança, ler estimula a criação de novas células cerebrais e incentiva a ligação entre muitas outras. Quando é que foi a última vez que leu com o seu filho(a)
  1. Em voz alta. Crie o hábito de ler em voz alta para o seu filho(a) todos os dias, seja depois do jantar ou antes da hora de dormir. Conforme a idade da criança, pode ser um livro simples, que pode ser lido de uma só vez; ou então um livro mais completo que pode ser continuado na noite seguinte. Vai ver que esta depressa tornar-se-á numa rotina pela qual a criança anseia.
  2. Agora é a tua vez. Se a criança já souber ler ou então precisa de praticar mais um pouco, deixe que seja ela a escolher o livro que ela quiser ler para si. Para que não haja desistências a meio, se verificar que a criança estiver a ficar cansada, retome você a leitura. Outra opção é lerem alternadamente ou cada um ser uma das personagens do livro. O importante é mesmo lerem e chegarem ao fim da história.
  3. Espaço para ler. Se possível, tenham em casa um espaço confortável e acolhedor, inteiramente dedicado à leitura. Deve ser um local sossegado, sem televisão ou outras coisas que possam interromper quem procura um pouco de silêncio para ler. Assim, a criança sabe que tem sempre um sítio especial onde pode sentar-se e ler um bom livro, quer seja sozinha ou acompanhada.
  4. A minha biblioteca. Inscreva-se na biblioteca da sua cidade e se a criança também o puder fazer, tanto melhor! Assim, terão um local que podem visitar regularmente, onde podem passar algum tempo de qualidade juntos e escolher livros do vosso agrado, gratuitamente. Para além de ter o estímulo da leitura em toda a parte, a criança terá a responsabilidade de tomar conta dos livros emprestados e devolvê-los na data certa. Em adição, muitas bibliotecas têm horas do conto e outras actividades dedicadas à leitura e direccionadas exclusivamente às crianças.
  5. Clube de leitura. Não têm de pertencer a um clube de leitura ou a uma comunidade de leitores para falarem sobre os livros que lêem – podem fazê-lo sempre que terminarem um livro ou pode sempre questionar a criança sobre o que leu na escola. Falem sobre as personagens preferidas, o que gostaram mais e menos, se o final foi o que esperavam ou se alteravam alguma coisa e, claro, se querem procurar mais livros escritos pelo mesmo autor.
  6. O que quer dizer isto? Compre um dicionário – adequado à idade da criança – e ensine-a a utilizá-lo. Assim, cada vez que surgir uma palavra que a criança não percebe, quer seja em conversa, ou na leitura, terá o incentivo para ir procurar o seu significado. Se a criança não conseguir fazê-lo sozinho, façam-no em conjunto: esta é uma boa forma de aprendizagem e de tornar a leitura mais fácil e compreensível. 
  7. Colecção variada. Tal como o dicionário, também deve procurar incentivar a criança a ler outro tipo de livros, para além das tradicionais histórias ou contos infantis. Podem, por exemplo, adquirir ou trazer da biblioteca livros relacionados com algum tema que a criança goste particularmente como gatos ou estrelas – assim aliam uma aprendizagem ainda mais significativa à leitura. Podem também cozinhar em conjunto uma vez por semana, lendo em conjunto a partir de um livro de receitas. 
Conclusão: Com este documento podemos verificar que a leitura é um dos meios fundamentais para uma criança crescer em perfeita harmonia com tudo aquilo que a rodeia!

Fonte: http://pequenada.com/artigos/7-dicas-para-criar-crianca-que-adora-ler

A importância da Arte para os mais novos!

Vários educadores afirmam que fazer arte é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e estético, da criatividade, da curiosidade e da auto-estima. Um estudo recente afirma que os benefícios vão além do âmbito artístico, crianças que são estimuladas pelas artes desenvolvem habilidades de atenção e memorização ou seja aprende melhor outras matérias.
Atenção: Entenda como artes todas as formas de
expressão. A criança precisa criar! Deixe os desenhos prontos de lado e permita que a criança dê asas à imaginação.
Fases de desenvolvimento:

2 - 4 anos: Rabiscos desordenados são a característica desta fase. Os traços vão se tornando aos poucos mais organizados. A criança sente prazer nos rabiscos principalmente se tiver um adulto a ver.

4 - 7 anos: Primeiras tentativas de representação. Iniciam as representações de objetos relacionados com sua cultura, dispostos de forma desordenada. Gosta de mostrar a sua obra aos adultos. Precisa de incentivo.

7 - 9 anos: Domina signos culturalmente compartilhados. Compõe cenas com casas, sois, árvores. Geralmente os desenho são feitos em linha recta na parte inferior do papel.

9 - 12 anos: Desenhos mais detalhados e menores. Maior autocrítica, busca pela representação da realidade. Preocupação com noções de proporção e profundidade entre os 11 e 12 anos.


     Dicas:
  • Ofereça variedade de materiais. Tinta, giz de cera, papéis de diversos tamanhos.
  • Evite perguntar à criança o que esta a desenhar. Espere a que a criança fale.
  • Não há certo nem errado. Se o sol for azul, tudo bem!
  • O computador pode ser usado como ferramenta. Procure programas que favoreçam a criatividade.
  • Leve a criança a exposições, apresente obras de diversos artistas, chame a atenção para diferentes técnicas.

Dia Comemorativo

HOJE É O DIA DO PINTOR!!!


Viva a arte, viva a cultura, viva a imaginação...

Associação Terra dos Sonhos

A Terra dos Sonhos é uma organização Portuguesa sem fins lucrativos, fundada no dia 1 de Junho de 2007, Dia Mundial da Criança, por um conjunto de 33 sócios fundadores. 
Formalmente, a Associação Terra dos Sonhos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de associação de solidariedade social com fim de acção social, cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase avançada
É uma Associação que acredita na força inspiradora e transformadora dos pequenos momentos únicos, como motor de melhoria da qualidade de vida das crianças e dos familiares e amigos que convivem de perto com estas realidades. 

Fonte: www.terradossonhos.org

Que forma original de juntar a arte à alimentação...

Giz de cor para desenhar, comestível 

Parece incrivel, mas já há lápis feitos de comida... Pois é, estes lápis são feitos a partir de grãos e frutas desidratadas misturadas com marshmellow derretido para ficar na consistência ideal para se usar.
No entanto, não convém come-los, uma vez que apesar de serem ingredientes comestíveis, as combinações feitas com eles são prioritárias para a coloração do produto, deixando o sabor em segundo plano.

Mas uma coisa é certa, este é o "instrumento" ideal para ser utilizado por crianças de todas as idades, e os pais com certeza que agradecem!
 



Fonte: www.portalibahia.com.br

UM NOVO "PASSATEMPO" PARA AS CRIANÇAS

Livros digitais podem atrair mais crianças para a leitura

Os pais estão preocupados com o facto de os telemóveis e outros aparelhos semelhantes poderem afastar as crianças da leitura, mas um estudo vem revelar que podem ser precisamente as novas tecnologias que voltem a atrair os mais novos para os livros.

De acordo com a Reuters, que cita o estudo do grupo Scholastic e da empresa de consultoria em pesquisa e marketing Harrison Group, as novas tecnologias podem até ser um atractivo para as crianças regressarem à leitura. Das crianças inquiridas, 57 por cento disseram que até leriam um livro, se fosse no e-reader, no entanto, um terço das crianças disse mesmo que até leriam mais se tivessem leitores digitais. E a prova de que as tecnologias não estão a afastar os mais novos dos livros é que 66 por cento dos inquiridos disse que continuaria a ler livros impressos, mesmo que tivesse um leitor digital.

Fonte: TVI24


Será que esta é a solução para combater o facto das crianças nao se interssarem pela leitura?? Eis a questão...

MODOS DE APARIÇÃO DAS ARTES

EXPERIMENTAR COISAS – SOZINHOS E ACOMPANHADOS 

Oficina de criação a partir de diferentes motivações ou pontos de partida.


16 de Outubro das 14h00 às 18h00

DURAÇÃO 4 horas
LOCAL CCB Fábrica das Artes | Jardim das Oliveiras

PREÇO
5€


Oficina de criação a partir de diferentes motivações ou pontos de partida – uma fotografia, uma memória, a inscrição de um gesto impossível no espaço, a escrita do nosso nome. Será um espaço de pesquisa, de reflexão, de tentativa e de erro (muitos erros), e de treino de um olhar generoso, criativo e abrangente sobre o trabalho e as propostas do outro. A solo e em conjunto, cada pessoa encontra a sua “voz” para intervir.

Coordenação Joana Craveiro

Inscrições pelo telefone 218 612 899


Fonte: www.cam.gulbenkian.pt